Curiosidades sobre São Bernardo

noticia-11-curiosidades-sbc

Veja abaixo 11 curiosidades envolvendo a cidade e a história de São Bernardo do Campo:

1. Vinhos
São Bernardo do Campo possui mais de 70 produtores de vinho. E vinho de excelente qualidade. O “problema” é que a maioria da produção é apenas para consumo próprio. Um legado das famílias italianas que se instalaram por aqui.

2. Fundação
Muita gente pensa que sim, mas São Bernardo do Campo não foi fundada em 20 de agosto. Essa data foi escolhida em homenagem ao santo padroeiro da cidade. E é uma forma de diferenciar-se do aniversário de Santo André, afinal as duas cidades contam suas histórias a partir do mesmo ano (1553).

3. Padroeiro
Qual São Bernardo é o padroeiro da cidade? É o abade e teólogo Bernardo de Claraval (Clairvaux), francês que viveu entre 1090 e 1153. Seu dia é celebrado justamente no 20 de agosto.

4. Futebol
O primeiro time de futebol da cidade foi a Associação Athlética São Bernardo, fundada em 1917 e fechada em 1922. Foi a AA que protagonizou os primeiros episódios envolvendo batateiros e ceboleiros.

5. Diadema
Os mais novos talvez não saibam, mas Diadema já foi distrito de São Bernardo até 18 de fevereiro de 1953, data em que a nova cidade foi definitivamente formalizada.

6. Taboão
O bairro do Taboão também era um distrito, mas ao contrário de Diadema, foi anexado a São Bernardo, nos anos 50, durante a gestão de Lauro Gomes.

7. Professor Lustosa
Padre Lustosa, que é nome de rua no centro, foi o primeiro professor “oficial” da cidade. Ele passou em um concurso no ano de 1830, anos antes de assumir o comando da Igreja Matriz.

8. Natureza
São Bernardo tem pelo menos 10 cachoeiras.

9. Trem
Até 1929, uma linha de trem passava pela cidade. A linha férrea fazia o percurso pela Av. Pereira Barreto, entrava no Nova Petrópolis, percorria a atual Av. Wallace Simonsen e retornava pela Marechal Deodoro, passando em frente a Praça da Matriz com estação final nas proximidades da atual Praça Lauro Gomes.

10. DER
Antes de ser pejorativamente chamado de favela, o acampamento do DER foi construído para abrigar os trabalhares que ajudaram na construção da Via Anchieta. DER é a sigla para Departamento de Estradas de Rodagem. A obra terminou, mas os trabalhadores ficaram na cidade e formaram sua famílias.

11. Irmãs
A geminação de cidades é um conceito que tem como objetivo criar relações e estabeler laços entre cidades de regiões distintas. São Bernardo tem três cidades irmãs: Tokuyama no Japão, Maróstica na Itália e Wolfsburg na Alemanha. Cidades irmãs, geralmente, têm características semelhantes ou referências históricas em comum.

Fonte: São Bernardo do Campo Info

Anúncios